Em alusão ao “Maio Branco”, o Banco de Leite Humano (BLH) de Lucas do Rio Verde realiza a campanha de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite humano.
A iniciativa visa reforçar os estoques de leite, que atendem os bebês recém-nascidos, prematuros e baixo peso, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais do Hospital São Lucas.
A nutricionista Materno Infantil Janaína Woicichoski explica que toda mãe saudável, que está amamentando e produz leite em excesso pode ser uma doadora, destinando o excedente para o banco.
O cadastro de doadora é realizado por meio do telefone 65 9 9986 0569. Antes de iniciar o processo de doação, a mãe realiza um teste rápido, recebe todas as orientações de higiene e um kit para a ordenha.
“O processo é simples. Depois de retirado, o leite deve ser acondicionado em um vidro com tampa de plástico e levado ao congelador. A equipe do banco passa recolhendo o alimento uma vez por semana”, ressalta a nutricionista.
(Foto: )
Até ser encaminhado aos recém-nascidos, internados nas UTIs, o leite passa por um longo e criterioso processo de análise, garantindo a qualidade total do alimento.
Segundo a nutricionista, o leite materno é um alimento completo, com estudos científicos que comprovam o ganho de peso, aumento da imunidade e a prevenção de muitas doenças respiratórias e gastrointestinais.
“Em internações mais longas, geralmente, as mães param de produzir leite ou produzem em pequena quantidade. Nesses casos, o banco de leite supre as necessidades da criança, permitindo a recuperação”.
Além da campanha de incentivo a doação de leite humano, a população também pode participar doando vidros com tampas de plástico, a exemplo das embalagens de café solúvel.
O recipiente é utilizado no acondicionamento e transporte do alimento. Para doar, basta entregar em qualquer unidade básica de saúde ou diretamente no Hospital São Lucas.
(Foto: )
A campanha é realizada no mês de maio devido ao Dia Nacional e Internacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19. A iniciativa é da Rede Global de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Ministério da Saúde, estados e municípios.
Mín. 20° Máx. 28°