
O que poderia ter sido uma tragédia completa no Lago do Manso ganhou contornos de heroísmo na manhã desta segunda-feira (29). Um menino de 10 anos foi decisivo para salvar a própria mãe e um bebê após o naufrágio de uma lancha ocorrido na noite de domingo (28), em Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam a bordo da embarcação quando ela virou durante um forte vendaval. Usando colete salva-vidas, o garoto conseguiu nadar até a margem e pedir ajuda a moradores da região. Além disso, indicou com precisão o local onde a mãe e o bebê tentavam se manter à tona.
Com a orientação do menino, civis e equipes de resgate conseguiram retirar as vítimas da água com vida. A mãe e o bebê foram encaminhados para atendimento médico, apresentando quadro de choque e princípio de hipotermia, mas seguem em estado estável. O garoto também recebeu cuidados e está sob observação.
O uso correto do colete salva-vidas foi apontado pelos bombeiros como fator determinante para a sobrevivência das vítimas. As buscas continuam por outras duas pessoas — o piloto da lancha e um terceiro adulto — que permanecem desaparecidas. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil atuam em um raio de até dois quilômetros do ponto do naufrágio. As causas do acidente seguem sob investigação.
Mín. 20° Máx. 28°