
O plantão deste sábado (27) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde foi marcado por diversas ocorrências que reforçam o trabalho da instituição na proteção da comunidade. As equipes atuaram em ações preventivas da Operação Saturação IV e efetuaram a prisão de um homem que causava pânico no setor comercial da cidade.
A ocorrência mais grave foi registrada na Avenida Goiás, onde a proprietária de uma loja de calçados acionou a GCM após um homem, que utilizava tornozeleira eletrônica, ameaçar funcionárias do estabelecimento. De acordo com o relato, o suspeito esteve no local por quatro vezes consecutivas, bagunçou mercadorias, exibiu o equipamento de monitoramento e proferiu ameaças, afirmando que “para matar mais um era fácil”.
Os agentes da VTR 02 localizaram o suspeito no Terminal Rodoviário. Ele informou que havia deixado o sistema prisional há cerca de um mês, por meio de alvará de soltura. Após o reconhecimento das vítimas e manifestação de interesse em representar criminalmente, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as providências legais.
Além da prisão, a GCM prestou apoio à Escola Municipal Olavo Bilac, após a direção comunicar um arrombamento na cozinha da unidade, supostamente praticado por adolescentes. A guarnição da VTR 04 auxiliou na preservação do local e no levantamento de imagens do sistema de monitoramento interno, que serão analisadas pela Polícia Civil.
O balanço do plantão contabilizou sete atendimentos, incluindo apoio no socorro médico a uma senhora que passou mal em um mercado no Bairro Bandeirantes, fiscalização de denúncias de som alto e adolescentes soltando artefatos sonoros em via pública, atendimento a um caso de ataque de cão na Rua Colíder e orientação em situação envolvendo hóspede que não retornava ao quarto em um hotel da cidade.
As operações “Moradores em Situação de Rua”, “Uber” e “Maria da Penha” seguiram em andamento durante todo o dia. O comando da GCM destacou a importância da integração entre o videomonitoramento e o patrulhamento ostensivo para a rápida resposta às ocorrências e a segurança da população luverdense.
Mín. 20° Máx. 28°