
Visando o fortalecimento da rede de atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Município homologou o credenciamento no valor de R$ 954.900,00 para o custeio de serviços de diagnóstico neuropediátrico e de reabilitação intelectual. O recurso é proveniente de Emendas Impositivas da Câmara Municipal de Vereadores.
A projeção é ampliar a capacidade de atendimento para mais 125 crianças e adolescentes já na primeira triagem, somada à oferta de mais 66 avaliações de neurodesenvolvimento, 25 avaliações neuropsicológicas e 448 sessões de reabilitação terapêutica por meio de Plano Terapêutico Singular (PTS).
A contratação vem suprir parte de uma demanda que aumenta ano após ano, refletida no volume de crianças e adolescentes que aguardam avaliação e acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, por meio dos serviços de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Vanio Jordani, detalha que o serviço contará com uma estrutura completa, formada por equipe multiprofissional com terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, educadores especializados, assistentes sociais e médico neuropediatra.
“Todos os atendimentos serão estruturados com base nas diretrizes internacionais da CID-11 e nos protocolos oficiais do Ministério da Saúde. Essa padronização permite maior precisão nos diagnósticos, mais segurança nas intervenções e um acompanhamento contínuo de alta qualidade para o público atendido", frisa.
Segundo a coordenadora da Atenção Especializada, Bruna Ferreira Gonçalves, os resultados esperados com a implantação do serviço incluem a redução significativa do tempo de espera, ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e atendimento especializado.
“Trabalhamos para garantir um atendimento integral e permanente. Essa ação assegura que crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de TEA tenham acesso digno, especializado e rápido, promovendo inclusão, qualidade de vida e suporte às famílias”, conclui Bruna.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: CER
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 28°