
Vamos já nos organizar para seguir mantendo a cidade sempre limpinha? Isso começa pelo quintal de cada casa! Para continuar reduzindo a geração de resíduos, a Prefeitura optou por continuar com o calendário de coleta de resíduos volumosos (os resíduos sólidos, lixo seco, cacarecos e demais tranqueiras) somente na versão digital.
“Para trazer mais agilidade e rapidez à coleta de resíduos sólidos volumosos, os setores foram ajustados e haverá mudança no próximo ano, por isso, a importância de cada morador conferir em qual período será feita a coleta em seu bairro”, antecipa o secretário de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), Milton Geller.
Nesta semana, até sexta-feira (12 de dezembro), a coleta está passando pelo Setor 3: Recanto dos Pássaros, Parque das Araras, Vila Rica, Florais da Mata, Jardim dos Imigrantes, Copenhagem, Jardim dos Ipês 1, 2 e 3, Green Park, Terra Ville, Europark, Recanto Seguro, São Conrado, Gold Park, Reserva Jardim e Monte Sinai.
Na próxima semana, segue para o Setor 4: Jardim Carolina, Pinheiros 2 e 3, Taiamã 2, Flor do Cerrado, Jardim Liberdade, Serra Dourada, Terra Brasil, Brasil Norte, Bellvale, São José 1 e 2, Santa Maria 1 e 2, Ilha das Flores, Ouro Verde, Santa Felicidade e Bom Jardim.
Depois, a coleta para para a pausa de fim de ano, e será reiniciada em 2026, no dia 12 de janeiro, no Setor 5, composto pelos bairros Bela Vista, Jardim Alvorada, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Vitória Régia, Pinheiros I, Taiamã I, Ecoville e Parque Universitário (da Rua Lupicínio Rodrigues até a Avenida Tancredo Neves).
“Este foi um dos setores que passou por mudança para facilitar o processo”, antecipa Geller.
“Contamos com a ajuda de toda a população para que não deposite resíduos para coleta depois da última rodada deste ano, garantindo assim que a cidade siga limpa e organizada no período de festas, já que a coleta só voltará a ser feita no ano que vem”, reforça o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Saneamento, Milton Geller.
O gestor lembra ainda que cidade limpa é também cidade saudável. “A limpeza é item fundamental para prevenirmos o surgimento de focos de insetos como o mosquito da dengue, por exemplo”.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DMEG, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 7h às 13h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Texto: Nádia Mastella
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 21° Máx. 28°