Terça, 23 de Junho de 2026
20°C 30°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Municípios têm até quarta-feira para inscrever participantes em capacitação nacional sobre gestão pública

Os municípios de Mato Grosso devem indicar até esta quarta-feira (24) os participantes da Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopubl...

23/06/2026 às 10h33
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Os municípios de Mato Grosso devem indicar até esta quarta-feira (24)  os participantes da Jornada da Governança Municipal – Aplicando o Gestaopubligov.br, que será  realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O encaminhamento dos nomes deve ser feito por meio de formulário enviado pelo MGI a todas as prefeituras. Dos 142 municípios e Mato Grosso, apenas 35 já confirmaram participação. A primeira etapa do curso será realizada nesta sexta-feira (26) com a presença de representantes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Toda a programação será realizada de forma on-line, pela plataforma Teams, e será dividida em três etapas. No dia 26 de junho, o módulo sobre “Governança Municipal em Foco” abordará conceitos essenciais de governança pública e sua aplicação na administração municipal.

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, será realizado o Curso Preparatório. Nessa fase, participantes de toda a região Centro-Oeste serão capacitados para utilizar a plataforma Gestaopublicagov.br e aplicar a metodologia nos municípios.

A terceira etapa ocorrerá no dia 15 de julho, com a Aplicação Assistida. Nesse momento, os participantes contarão com apoio técnico para colocar em prática os conhecimentos adquiridos e iniciar a estruturação de ações voltadas ao fortalecimento da governança local.

A ação também busca formalizar um compromisso de cooperação entre o Governo Federal e os municípios para a implementação do modelo Gestaopublicagov.br. Entre os benefícios esperados estão o fortalecimento da capacidade de planejamento e tomada de decisão, a melhoria da organização administrativa, a utilização de indicadores de gestão, a integração entre setores e o aprimoramento da eficiência dos processos internos.

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) destaca a importância da participação das prefeituras do estado na Jornada, que vai oferecer uma oportunidade para que gestores e equipes técnicas ampliem seus conhecimentos e adotem ferramentas que contribuam para uma administração mais eficiente, transparente e orientada para resultados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários