
A Secretaria de Ordem Pública (Sorp) informa que o canal Web Denúncia, disponível em https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, está temporariamente em manutenção. A previsão é de que o serviço seja restabelecido dentro de 24 horas.
Recentemente, o sistema recebeu uma nova aba destinada ao recebimento de denúncias sobre venda clandestina de fogos de artifício e postes com acúmulo ou emaranhado de fiações irregulares de telefonia e internet, ampliando as formas de comunicação direta e segura entre o cidadão e o poder público.
O Web Denúncia, implantado em junho de 2025, possibilita registrar, acompanhar e receber retorno das demandas de maneira totalmente online. Entre as irregularidades que podem ser comunicadas estão o descarte ilegal de lixo, terrenos abandonados com matagal, comércio irregular, ocupação indevida de calçadas, publicidade irregular, criação inadequada de animais em área urbana, queimadas, obras irregulares e poluição sonora, incluindo som alto em bares, distribuidoras, shows e ruídos de obras.
No período de 26 de maio a 28 de outubro de 2025, a Sorp registrou 2.092 denúncias. Desse total, 1.289 (61,6%) foram finalizadas, 172 (8,2%) seguem em atendimento, 374 (17,9%) permanecem no cronograma para atendimento e 257 (12,3%) foram arquivadas. As denúncias ocorreram em 324 bairros da capital, sendo identificados 20 locais reincidentes e uma concentração de 18,3% das demandas nos dez bairros com mais registros.
Entre os bairros com maior número de denúncias estão Morada da Serra, com 61 registros e 68,9% de resolução; Boa Esperança, com 47 registros e 61,7% resolvidos; e Centro Norte, com 43 registros e 69,8% solucionados. Já as melhores taxas de resolução foram observadas nos bairros Tijucal, com 82,9%; Parque Cuiabá, com 82,8%; e Centro Sul, com 81,3%.
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