Sábado, 06 de Dezembro de 2025
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Palestras reforçam a campanha dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”

Sorriso integra a luta internacional dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que iniciou em 20 de novembro e segue até 10 d...

26/11/2025 às 10h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Sorriso integra a luta internacional dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que iniciou em 20 de novembro e segue até 10 de dezembro. Dentre as ações duas palestras promovidas pela Prefeitura por meio da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) se destacam. Em ambas a vereadora cuiabana e educadora digital, Maysa Leão, esteve presente e abordou temas como empoderamento e a luta pelo fim da violência de gênero. Maysa também é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design.

Na segunda-feira, 24 de novembro, Maysa tratou sobre a na importância do empreendedorismo, do marketing pessoal e das conexões estratégicas para o fortalecimento da presença feminina nas áreas de liderança. Já ontem, dia 25, também no Auditório da Faculdade Atenas o tema foi “Quebrando o Silêncio”.

As palestras integram a agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o propósito de promover a conscientização, o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e famílias.

Conforme a primeira-dama e gestora da Semfa, Mara Fernandes, as palestras retomaram o debate que a Semfa vem promovendo desde o início do ano: a necessidade de cessar a violência contra a mulher quer seja física, psicológica, patrimonial. “A proposta é provocar reflexão e estimular atitudes concretas de prevenção, acolhimento e denúncia da violência de gênero”, salienta Mara.

21 dias de Ativismo

“21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” é uma campanha mundial que busca conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres. No Brasil, a mobilização tem início em 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”. Mara pontua que no Brasil a campanha iniciou no Dia da Consciência Negra e estrategicamente é encerrada em 10 de dezembro, data em que é celebrado o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.

A secretária ressalta que Sorriso realizou uma grande mobilização pelo fim da violência em agosto, quando da campanha Agosto Lilás. “Mas essa é uma pauta diária e que precisamos debater rotineiramente”, enfatiza.

Vale sempre lembrar que a Polícia Militar conta com a Patrulha Maria da Penha que pode ser acionada pelo 190; a Delegacia da Polícia Civil conta o Núcleo da Mulher que pode ser acionado pelo 197; o Corpo de Bombeiros atende chamadas pelo 193 e para Central de Atendimento à Mulher basta discar 180.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Gêciele Costa

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários