Sábado, 06 de Dezembro de 2025
21°C 25°C
Lucas do Rio Verde, MT
Publicidade

Sorriso busca referências em aquicultura sustentável no Projeto Pacu

Na semana passada, o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas de Oliveira, acompanhado do vereador Emerson Farias...

12/11/2025 às 11h16
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Na semana passada, o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas de Oliveira, acompanhado do vereador Emerson Farias, realizou uma visita técnica ao Projeto Pacu, referência nacional em tecnologia e inovação em aquicultura, localizado no estado do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, a comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do Projeto Pacu, Simão Brun, que apresentou as práticas sustentáveis, tecnologias e metodologias de reprodução aplicadas pela empresa. O projeto é pioneiro na reprodução em larga escala de mais de 20 espécies de peixes das bacias do Prata, São Francisco, Araguaia-Tocantins e Amazônica — entre elas pintado, tambaqui, pacu, dourado, pirarara, jaú e matrinxã.

Além de apresentar soluções para maior produtividade e rentabilidade, o Projeto Pacu se destaca pela preocupação ambiental, com o uso de sistemas integrados e técnicas que preservam os recursos naturais. “A visita foi uma grande oportunidade de conhecer um modelo de produção que une tecnologia, sustentabilidade e valorização das espécies nativas. Nosso objetivo é buscar novas ideias e referências que possam ser aplicadas em Sorriso”, disse o secretário Lucas de Oliveira.

De acordo com o secretário, a troca de experiências é essencial para o desenvolvimento do setor em Sorriso, que possui potencial para se tornar polo de produção de pescado sustentável no centro de Mato Grosso.

  • Texto: Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários