A Indicação nº 893/2025, que tramitou durante a 26ª sessão ordinária da Câmara, defende que investir na leitura na primeira infância é essencial para o futuro da cidade, contribuindo para melhores resultados educacionais e uma sociedade mais participativa, o autor da matéria vereador Wanderley Paulo (Progressistas) está propondo que o Poder Executivo crie um programa municipal de incentivo à leitura, com a distribuição de livros infantis às crianças do município.
De acordo com o parlamentar, o contato com livros desde cedo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, estimulando a imaginação e o vocabulário. A proposta também destaca que a distribuição de obras infantis democratiza o acesso à cultura e à educação, beneficiando principalmente crianças em situação de vulnerabilidade.
"Um programa estruturado de incentivo à leitura, aliado à entrega de livros, fortalece o vínculo familiar e cria um ambiente favorável ao aprendizado", afirmou o vereador. A iniciativa ainda será analisada pelo Executivo para possível implementação.
Se aprovada, o município poderá se juntar a outras cidades que já adotaram políticas semelhantes de fomento à leitura.
Mín. 17° Máx. 34°