Para beneficiar os portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), o vereador Wanderley Paul (Progressistas) apresentou a Indicação 894/2025, solicitando que o Poder Executivo disponibilize o medicamento Ritalina, para os pacientes portadores de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, aos usuários da rede de saúde pública municipal.
“Dessa forma, poderemos olhar para o futuro com esperança, proporcionar uma vida mais produtiva, com mais foco, atenção e controle para aqueles que enfrentam o desafio do TDAH. A Ritalina é um passo no sentido para ajudar essas pessoas”, afirma o parlamentar.
Segundo o Ministério de Saúde (MS), o TDHA é um transtorno do neurodesenvolvimento. Está relacionado ao declínio nas funções cognitivas, comportamentais, sociais e acadêmicas dos pacientes afetados. A categoria diagnóstica mais acertada internacionalmente é denominada “distúrbio hipercinético”.
Conforme a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos de TDAH varia entre 5% e 8% a nível mundial. Estima-se que 70% das crianças com o transtorno apresentam outra comorbidade e pelo menos 10% apresentam três ou mais comorbidades.
“ No município há diversos portadores do transtorno em questão, provenientes de famílias de baixa renda que não têm condições financeiras para arcar com os custos mensais de aquisição do medicamento e acabam não conseguindo seguir com o tratamento”, ressaltou Wanderley Paulo.
Mín. 16° Máx. 33°