A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso informa que a vacina antirrábica para humanos utilizada na prevenção da raiva após acidentes com animais suspeitos está disponível exclusivamente em dois pontos de atendimento.
De segunda a sexta-feira, a aplicação é realizada no Posto Central, localizado em frente à Escola Ivete, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já nos feriados e finais de semana, o atendimento é feito na UPA Central, mas apenas durante o dia, pois não há abertura de frascos no período noturno.
A raiva humana é uma doença infecciosa viral grave que acomete exclusivamente mamíferos, incluindo os seres humanos. É transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, seja por mordida, arranhadura ou lambedura em mucosas. O vírus atua no sistema nervoso central, causando encefalite progressiva, e, se o tratamento não for iniciado antes do aparecimento dos sintomas, a doença é quase sempre fatal.
O que fazer em caso de suspeita?
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, orienta que, diante de qualquer incidente com animais possivelmente infectados, a busca por atendimento deve ser imediata.
“Essa vacina é fundamental para prevenir a raiva em humanos, uma doença grave e quase sempre fatal. Mas, em caso de suspeita, é fundamental lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar atendimento para avaliação e possível início do protocolo de prevenção”, orienta.
Como ela é transmitida?
Os transmissores mais comuns são cães e gatos nas áreas urbanas e morcegos, saguis, raposas e outros mamíferos silvestres nas áreas rurais e de mata. O contato simples, como acariciar um animal, não transmite a doença, é preciso que o vírus entre no organismo por meio de ferimento ou mucosa.
Kátia reforça que muitas dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o WhatsApp (66) 3545-8044, com atendimento exclusivamente em horário comercial.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Internet
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 18° Máx. 30°